sábado, 23 de dezembro de 2017

São Silvestre de Viana do Castelo

Mais um fim-de-semana, mais uma corrida.

Este mês de dezembro está a ser recheado de (boas) corridas. Mas com tantas, é preciso fazer opções. Estava indeciso em participar na São Silvestre de Viana do Castelo ou na de Famalicão. Fiquei-me por Viana, uma cidade de uma beleza extraordinária, que gosto sempre de visitar. Se for para correr, junta-se o útil ao agradável.

Destaco o tempo (meteorológico) que se fazia sentir. Uma temperatura amena fantástica. Foi bom correr de calções e tshirt em pleno inverno, sem sentir frio. Já tinha saudades, confesso, de correr com pouca roupa. 

Esta corrida ficou marcada por alguns erros da minha parte, apesar de ter andado a ver o percurso no maps desta vez. 


Comecei mal, comecei muito mal. Não sei bem porquê, mas comecei logo a dar tudo, nos três km iniciais. Tanto que estava a fazer um ritmo abaixo dos 4m10s/km, tendo no terceiro baixado dos 4min/km. Apesar de o percurso ser acessível, este início sem cabeça ditou a minha sentença para o resto da prova. Não que tenha sido mau, mas andei ali pelos 4m45s/km nos restantes o que, apesar de não ser mau, poderia ter sido bem melhor. Houve alturas emq ue queria dar mais mas, não estava a conseguir. Sentia-me cansado. 


Não melhorei o meu tempo nesta prova, mas mantive perto do meu último melhor resultado. Fiz (de acordo com o polar) 45m12s. Não foi mau, aliás, foi ótimo, ter conseguido manter este resultado. 

Por outro lado, o corpo também tem acusado algum desgaste físico, o que é natural. Tenho participado em provas quase todas as semanas - onde o esforço, o desafio e a superação tende a ser maior, mais os treinos durante a semana, mais o trabalho onde não estou, de todo, descansado...

O meu joelho, a dada altura, também começou a dar sinal de cansaço, pelo que noutras alturas, não consegui aumentar o ritmo mesmo por causa do joelho.

Mas foi uma prova que, no geral, correu bem. Houve erros da minha parte, sim, mas que servem de aprendizagem para as provas futuras. 

Para a semana, será a São Silvestre do Porto. A ver como "corre"!

(Fotografia: Miro Cerqueira )

Corro hoje, não deixo para amanhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Meia Maratona de Matosinhos

Já há muito tempo que queria fazer uma Meia Maratona. Ok, não é assim há tanto tempo, uma vez que corro há relativamente pouco. Mas, desde ...