domingo, 22 de abril de 2018

Meia Maratona de Matosinhos

Já há muito tempo que queria fazer uma Meia Maratona. Ok, não é assim há tanto tempo, uma vez que corro há relativamente pouco. Mas, desde que comecei a ganhar o gosto pela corrida, que o meu objetivo sempre foi querer correr mais. Tanto que, em um mês de corrida, me inscrevi na Meia Maratona do Porto (2017). Mas, claro. Não estava preparado. Pelo que tomei a decisão de não ir.

No entanto, o bichinho estava lá. Entre o ir a uma ou a outra, optei por esperar pela Meia Maratona de Matosinhos e fui com a malta do ginásio. Foi a minha primeira Meia Maratona.

O plano de treino não foi duro, limitei-me a fazer algumas distâncias longas algumas vezes. Os 21km não me assustavam.

Hora da partida. Começar a um ritmo confortável. Que deveria ser a 5min/km. Mas, não foi assim tão linear. A verdade é que fiz metade da maratona a um rimo bem abaixo desse previsto. Ia bem, confortável e sem dores. Não acusava grande cansaço. Mas não era uma prova de 10km, esqueci-me disso. E, claro, depois senti este desgaste a partir do km 14.  Sim, a partir daí começou a ser visivelmente difícil.

Nos postos de abastecimento, nem a água me caía bem. A dada altura as pernas mal se mexiam. O esforço mental estava a ser grande. O desgaste enorme. Sim, estava a acusar o esforço feito nos km iniciais.

O km 17 foi a parede que encontrei, e tão difícil de ultrapassar, porque parecia que nunca mais terminava a prova. Faltavam uns meros 4km, mas que para mim eram intermináveis. Não foi fácil esta reta final. Não foi fácil lidar com o pensamento a partir daqui "Eu não vou fazer a maratona" ou "Se for assim, não vou conseguir fazer a maratona" ou "para sofrer assim, não quero fazer a maratona". Sim, isto passou-me tudo pela cabeça.

Mas cheguei ao fim. Com a aprendizagem de que, na próxima, o ritmo tem de ser constante e que é preferível começar a um ritmo baixo e ir subindo gradualmente, principalmente se não tivermos experiências em distâncias longas, como era o meu caso.

Contudo, terminei a prova com um bom ritmo médio para um estreante, a 5:04/km, terminando a prova em 1h46m04s. Foi um bom tempo para quem nunca tinha feito uma meia maratona.

Corro hoje, não deixo para amanhã!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Meia Maratona de Matosinhos

Já há muito tempo que queria fazer uma Meia Maratona. Ok, não é assim há tanto tempo, uma vez que corro há relativamente pouco. Mas, desde ...