segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Europarque Biorun

Foi no dia 19 de novembro que participei na Europarque Biorun.

Foi a minha primeira experiência numa prova com uma parte do caminho em formato trail. De facto, foi uma experiência para repetir. Mas... não estava minimamente preparado para aquele percurso. 

Primeiro, comecei mal. As minhas amigas, que iam fazer a caminhada, ainda não tinham chegado à meta e a corrida estava prestes a partir, e eu estava com uma mochila às costas que queria lhes entregar. Então, isto fez com que fizesse cerca de 1km em menos de 4 minutos, para ir deixar a mochila no carro e voltar. Não foi preciso deixar a mochila no carro porque entretanto elas estavam já na meta, e voltei a correr até lá. A verdade é que estes 4 minutos, que me deixaram ofegante, limitaram claramente o meu início de prova.

Primeiro, tive de ir imediatamente para os últimos lugares.  Estava exausto e a prova prestes a começar. Estava cheio de sede. E a prova começou. E eu não estava preparado para começar. Mas lá fui.

Não conhecia o percurso, o que fez com que não conseguisse adaptar o meu ritmo ao percurso, presente e ao que se avizinhava. Se conhecesse, certamente teria moderado muito mais o meu ritmo, uma vez que existiram momentos da prova muito desgastantes. Por isso, tive vários picos, momentos em que ia numa velocidade confortável, e outros em que tinha de abrandar porque o percurso era, claramente, duro, com súbidas bastante íngremes. Houve momentos em que estive prestes a parar, porque o esforço era imenso, e eu não contava com tanto. Claro que o fim, há sempre força para um sprint final, mesmo a ter de subir escadarias!

Passo a passo, consegui. Não fiz um mau tempo, mantive a mesma linha da prova anterior de 10 km. Fiz 47min45s, apenas mais 7 segundos que a prova de Espinho. O que já foi uma vitória, uma vez que a prova de Espinho tinha um grau de dificuldade menor, na minha perspetiva.


Corro hoje, não deixo para amanhã!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Meia Maratona de Matosinhos

Já há muito tempo que queria fazer uma Meia Maratona. Ok, não é assim há tanto tempo, uma vez que corro há relativamente pouco. Mas, desde ...