sábado, 4 de novembro de 2017

Quem eu sou e o porquê de "correr hoje"!

Poderia dizer que esta paixão pela corrida me persegue ao longo destes meus 30 anos. Mas estaria a mentir.

O facto de morar numa zona com uma marginal à beira-mar e à beira-rio fantásticas, praticamente à porta de casa (Vila Nova de Gaia), poderia assumir-se como o pretexto ideal para desenvolver práticas regulares de corrida. Mas também não. É verdade que, volta e meia, lá dava uma corridita pela praia, mas isto de forma muito (mesmo muito!) esporádica, ou então quando achava que estava a ficar com uns kg's a mais. Isto há já uns anos. Até há dois anos, confesso que tinha uma vida bastante sedentária, não praticando qualquer tipo de desporto.

Há pouco mais de dois anos decidi que estava na altura de mudar alguns hábitos e comecei a frequentar o ginásio, atividade que ainda mantenho no presente, pelo que fui ganhando alguma resistência física, que nunca antes havia tido.

Nos últimos dias de julho de 2017, a par com o meu primeiro período de férias de verão, dei por mim a correr. É certo que no ginásio fazia alguns minutos de passadeira. Mas já não me lembrava de correr na rua. Nem me lembrava da resistência que era preciso.

Foi no dia 29 de julho que dei este primeiro passo. Aventurei-me com uma  corrida de quase 10km, onde fiz um ritmo médio de quase 6min/km. Sendo que, pelo meio, tive de fazer uma pausa de quase 5 minutos, para conseguir aguentar até ao final. Só por isto, é possível perceber o patamar em que me encontrava.

Mas aos poucos, dia após dia, e com algum e regular treino, tudo foi melhorando, e o querer desafiar-me a cada dia foi sempre mais forte que a vontade de parar. E assim começou uma paixão, principalmente depois da primeira prova: Corrida da Marginal à Noite (Leça da Palmeira - Matosinhos). A partir daqui, o espírito de competição, de querer fazer e dar sempre o meu melhor, começou a ecoar mais alto no meu pensamento. E o espírito dos atletas e a convivência nestes encontros entoou também muito alto. É fantástico ver centenas e muitas vezes milhares de atletas, uma grande parte de amadores, que está ali a dar tudo de si, por uma paixão: a prática de corrida.

Desde essa altura, tento participar em todas as provas que posso e consigo. Em todas elas, tendo fazer o meu melhor, mesmo que em algumas saiba que será difícil bater algum recorde pessoal que tenha. Mas pelo espírito que se vive, vale sempre a pena participar em provas.

Neste momento, ainda só participei em provas até aos 15km, apesar de me ter inscrito na Meia Maratona do Porto, mas uma lesão na semana anterior fez-me repensar a minha participação. De facto, foi um pouco inconsciente da minha parte querer participar numa meia maratona com tão pouca experiência que tinha (cerca de um mês e meio de corridas). Porquê que me inscrevi? Porque na verdade, nesse mês e meio que antecedeu essa prova, já tinha feito a distância de uma meia maratona duas vezes. A segunda vez, e talvez erradamente, uma semana antes da meia maratona. Tendo sido nesse último treino que senti que o joelho não estava nada bem, e precisava de descanso. Com o receio de ter dores no joelho aquando da prova, e não conseguir terminá-la, optei por não participar. Foi a decisão mais sensata  definitivamente, apesar de ter ficado um pouco descontente na altura e a pensar "E se..."

Neste momento, sou um gajo que consegue fazer já os 25km, sem me preocupar muito com o ritmo, nessas alturas. Nas provas curtas, o meu objetivo a curto prazo passa por descer a barreira dos 45min nos 10km. 

Em termos de treino, tento treinar entre 2 e 3 vezes por semana, entre distâncias curtas e longas. Em dois ou três dias tento também ir ao ginásio fazer outro tipo de trabalho. Sei que, se quiser progredir mais um pouco, terei talvez de intensificar de alguma forma os meus treinos. Mas, tudo a seu tempo. Afinal de contas, não passo de um amador, um gajo que gosta de correr.

Corro hoje, não espero por amanhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Meia Maratona de Matosinhos

Já há muito tempo que queria fazer uma Meia Maratona. Ok, não é assim há tanto tempo, uma vez que corro há relativamente pouco. Mas, desde ...